memórias nas telas

Arquivo Histórico Municipal lança websérie que encena fatos históricos inusitados de Santa Maria

O prédio do Arquivo Histórico Municipal de Santa Maria passou por reformas recentemente, incluindo a pintura externa e colocação de placa na fachadaFoto: Eduardo Ramos (Diário)

Você sabia que Santa Maria já foi palco de uma revolta militar? E que Getúlio Vargas já passou por aqui, bem como um ciclone devastador, em 1937? Mais surpreendente que isso, somente o avião que foi laçado por um peão nas proximidades da Base Aérea da cidade, em 1952. Essas e tantas outras histórias estão bem guardadas e documentadas no Arquivo Histórico Municipal de Santa Maria (AHMSM) e, agora, ganham vida nas telas, em uma websérie de seis episódios.

No dia 17 de junho, às 15h, ocorre o lançamento oficial dessa produção audiovisual do projeto Memória Viva, na sede do AHMSM, na Rua Appel. No evento gratuito, todos os seis episódios da websérie dirigida por Leo Roat, que têm de 5 a 7 minutos, serão exibidos. Após o lançamento, todos poderão ter acesso a essa jornada por meio de um site próprio do projeto. É mais uma oportunidade de conhecer e apreciar a rica herança cultural de Santa Maria.

Com a criação e produção de artistas locais, cada episódio da websérie Memória Viva pretende transportar o telespectador para diferentes períodos históricos, trazendo à vida personagens cativantes e momentos memoráveis de Santa Maria.

Para Daniéle Xavier Calil, diretora do AHMSM, o espaço, que salvaguarda um importante acervo documental, datado a partir do ano de 1853, ganha um grande presente com o projeto Memória Viva:

– Uma das funções de um arquivo é, justamente, a difusão. Essa websérie apresenta o AHMSM em grande estilo, com muito profissionalismo e competência por parte de todos os envolvidos, direção, produção e atores. É uma oportunidade imperdível de assistir e se emocionar, com um misto de talento, arte e memória.


O roteirista e diretor de "Memória Viva" ao lado de Daniéle Xavier Calil, diretora do AHMSMFotos: Laura W. Azevedo

O Projeto Memória Viva, aprovado na Lei de Incentivo à Cultura de Santa Maria (LIC-SM) de 2021, foi uma iniciativa da Associação dos Amigos do Arquivo Histórico Municipal (Amarqhist). A entidade sem fins lucrativos foi fundada em 2010, e visa manter o funcionamento e manutenção do Arquivo.

– A websérie apresenta uma sequência de fatos ocorridos em Santa Maria e narrados a partir de uma produção audiovisual com profissionais da área que, em conjunto com a equipe do AHMSM, mostram o potencial preservado em nosso Arquivo. Principalmente como fonte para o conhecimento da história de nossa cidade, atendendo ao objetivo a que se propõe a Associação, de promover a valorização, proteção e difusão do acervo – diz Clara Marli Scherer Kurtz, presidente da Amarqhist.


Não é lenda! A história do peão que laçou um avião em Camobi será retratada em um dos episódios da websérie "Memória Viva"Fotos: AHMSM/Laura W. Azevedo

A secretária de Cultura de Santa Maria, Rose Carneiro, reforça que o Arquivo Histórico guarda a história da cidade. Ela lembra que, em 2020, foi produzido um vídeo para o Dia Estadual do Patrimônio, pela mesma equipe da websérie, de grande impacto e que abriu o espaço para este olhar.

– O audiovisual é uma forma de comunicação envolvente e eficaz no sentido de atrair o olhar e o interesse das pessoas. Para preservar, para cuidar, é preciso conhecer. É esta educação para a memória, para a história da cidade que promove o pertencimento – diz Rose.

Felipe Mendes, Patrícia Garcia e Ricardo Paim fazem parte do elenco de "Memória Viva"

GENTE DAQUI


A produção da websérie é da TOAR Produções, Armazém Cultura e Entretenimento e Finish. Além de Leo Roat, a fotografia é de Ragel Rigon, a direção de produção de Paulo Henrique Teixeira e a direção de arte de Luciano Santos. Patrícia Garcia, Ricardo Paim e Tiago Teles fazem parte do elenco, que também conta com os convidados Felipe Mendes, Gabriele Dors, Gelton Quadros e Regis d’Ávila. A iniciativa tem apoio de TV OVO e incentivo cultural do Banco do Brasil, Rek Parking e Unimed Santa Maria.

– Eu acho importante ressaltar que se trata de um projeto da LIC-SM, com apoio de empresas que incentivam a cultura de Santa Maria e é um projeto que foi desenvolvido com toda a equipe de pesquisa do arquivo. Elenco, equipe de produção, todo mundo é santa-mariense. O resultado está bem bacana – convida o diretor e roteirista de Memória Viva Leo Roat.

A atriz Patrícia Garcia reforça que existe um carinho muito grande de todos os envolvidos por Santa Maria e também por questões históricas:

– Eu sou uma atriz santa-mariense e os guris [Ricardo Paim e Tiago Teles] vieram morar em Santa Maria muito jovens, então eles já adotaram a cidade. Como nós já tínhamos esses personagens de época que adoramos muito, isso veio de encontro com algo que a Cia. Armazém gosta muito que é tratar sobre essas histórias dos Viajantes do Tempo.


Agende-se

  • O quê – Lançamento da websérie “Memória Viva”
  • Quando – 17 de junho, às 15h
  • Onde – No Arquivo Histórico Municipal de Santa Maria, na Rua Appel, nº 900, Bairro Nsa. Sra. de Fátima
  • Quanto – De graça

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Tendência: renda, #lookdodia e dica da Netflix na coluna de Camila Cunha Anterior

Tendência: renda, #lookdodia e dica da Netflix na coluna de Camila Cunha

Bastidores: Feijão solidário e nova sede da IORT na coluna de Maristela Moura Próximo

Bastidores: Feijão solidário e nova sede da IORT na coluna de Maristela Moura

Revista Mix